CONGRESSO

Terra Brasil 2006

Em novembro de 2006 foi realizado o I Seminário de Arquitetura e Construção com Terra no Brasil e o IV Seminário de Arquitectura de Terra em Portugal, em Ouro Preto – MG. O evento foi organizado pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, a Escola Superior Gallaecia/Fundação Convento de Orada (Portugal) e a Rede Ibero-americana de Arquitetura e Construção com Terra – Proterra.

Os participantes tiveram contato com técnicas de construção com terra em oficinas de seleção de solos, blocos de terra comprimida (BTC), adobe, taipa de pilão, técnica mista (taipa de mão), quincha metálica, revestimento e pintura, ministradas por instrutores do Brasil, Chile, Colômbia e Portugal.

A conferência de abertura foi proferida pelo arquiteto Paul Oliver (Reino Unido), coordenador da Enciclopédia Mundial de Arquitetura Vernácula.

Foram apresentados 36 artigos de autores procedentes de Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Estados Unidos, México e Portugal, assistidos por aproximadamente 100 participantes. O posicionamento das instituições públicas relativo ao apoio à pesquisa, preservação e construção com terra foi discutido em uma Mesa Redonda.

Também foram realizadas três exposições fotográficas: “A Abóbada Núbia em Boromo, Burkina Faso” com fotografias do arquiteto indiano Peeyush Sekhsaria; “Irã: Arquiteturas & Cotidianos”, exposição de imagens impressas em tecido perfumado de açafrão do arquiteto brasileiro Alexandre Mascarenhas; e “Morada de Estórias do Médio São Francisco” do professor de fotografia e sociologia do curso de Arquitetura da PUC – MG, Luciano Costa.

O evento encerrou-se com a visita técnica à “fábrica de adobe” na localidade de Bichinho, município de Tiradentes – MG.

Fonte: Boletim PROTERRA nº12, jul/dez de 2006.