Histórico

DATA DE FUNDAÇÃO, 21 AGOSTO 2007

A origem de TerraBrasil 2006 decorreu de uma situação inusitada: em outubro de 2005, em Monsaraz (Portugal), foi realizado o IV Seminário Ibero-americano de Arquitetura e Construção com Terra (IV SIACOT) juntamente com o III Seminário Arquitectura de Terra em Portugal (III ATP). Durante o evento, a Arq. Mariana Correia, da Escola Superior Gallaecia (ESG), uma das instituições organizadoras, convidou os brasileiros presentes, membros da Rede Ibero-Americana de Arquitetura e Construção com Terra (PROTERRA), a promoverem o próximo ATP no Brasil. O tentador convite, que gerou muitas ideias e propostas estimulantes, coincidia com a necessidade de congregar e divulgar inúmeras pesquisas e realizações brasileiras sobre a arquitetura e construção com terra (ACT) que estavam acontecendo e acumulando ao longo do tempo. O desafio foi aceito pelos brasileiros presentes, decidindo-se pela realização do evento em Ouro Preto (MG), simbolicamente considerada como uma das cidades brasileiras mais portuguesas, além de representar a oportunidade de muitos brasileiros e estrangeiros a desfrutarem este legado.

Promovido e organizado por PROTERRA, ESG, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Ouro Preto, Pontifícia Universidade Católica de Minas Poços de Caldas, Fundação Convento da Orada e Centro da Terra, e, sob a coordenação geral de Célia Neves (CEPED/UNEB-PROTERRA), Marco Antônio Penido de Rezende (EA/UFMG-PROTERRA) e Mariana Correa (ESG-FCO-PROTERRA), foram realizados, em conjunto, o IV Seminário Arquitectura de Terra em Portugal e o I Seminário de Arquitetura e Construção com Terra no Brasil, denominados TerraBrasil 2006

As atividades preliminares para iniciar a RTB foram a elaboração do Estatuto e a implantação de uma lista de comunicação digital para o contato entre seus membros. A lista de comunicação foi criada por Ana Cristina Villaça, no início do mês de dezembro de 2006, com o ingresso imediato de Célia Neves, Raymundo Rodrigues e Fernando Minto, que foram responsáveis pela elaboração do Estatuto, finalizado em 21 de agosto de 2007, considerada a data oficial de criação da RTB. O Estatuto foi revisado em 2013 com a introdução do Conselho Consultivo com o objetivo de assessorar e apoiar o Coordenador.

Em outubro de 2020, foi elaborada a proposta para a 3ª versão do Estatuto, organizada em oito capítulos e 32 artigos. A proposta do Estatuto foi submetida a aprovação por voto de todos os membros da RTB, entrando em vigor em 24 de abril de 2021

A coordenação inicial da RTB ficou a cargo de Célia Neves, cuja primeira atividade foi convocar todos interessados declarados em TerraBrasil 2006 para participar da nova rede brasileira sobre ACT. Em paralelo, prosseguiram as providências para a realização do TerraBrasil 2008, que aconteceu em São Luis do Maranhão (de 3 a 8 de novembro de 2008), já identificado como Congresso de Arquitetura e Construção com Terra no Brasil – TerraBrasil, ocorrendo em conjunto com o VII SIACOT.

Atividade contínua e relevante desde o início da RTB, este congresso bianual mobiliza um significativo número de participantes e é um eficiente instrumento de difusão da ACT. Até outubro de 2023, foram realizados oito eventos TerraBrasil, com o próximo programado para 27 a 30 de março de 2024.

Além dos eventos bianuais, aproveitando o estímulo gerado pela revisão das normas técnicas para tijolos e blocos de solo-cimento, a RTB inicia, em 2012, um movimento para elaboração de normas de técnicas para legalização do uso da terra como material de construção, o que proporciona o respaldo técnico para o produtor e usuário, além de permitir o emprego das técnicas de construção com terra em programas de produção de habitação de interesse social e de processos de financiamento de edificações. Nesta época, decidiu-se elaborar a norma para adobe como a primeira atividade da RTB neste âmbito.

Depois de preparar entre os membros da RTB o texto base da referida norma e da criação da Comissão de Estudo (CE) de construção com terra na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), foram realizadas as reuniões de discussão e aprovação do texto e, em 23 de janeiro de 2020, foi publicada a norma ABNT NBR 16814 Adobe – Requisitos e métodos de ensaio.

Em 20 de agosto de 2020, na CE da ABNT, iniciaram as reuniões de discussão e aprovação do texto sobre taipa e, em 6 de janeiro de 2021, foi publicada a norma ABNT NBR 17014 Taipa de pilão – Requisitos, procedimentos e controle. Atualmente, está em discussão na CE, o texto base da norma para pau a pique (taipa de mão).

Em 10 de agosto de 2020, a partir da colaboração financeira facultativa de associados, a RTB contou com sua nova página web, possibilitando o registro e a divulgação de suas atividades em seções úteis e inovadoras devidamente estruturadas, tais como a de informações sobre o próximo evento TerraBrasil, a de notícias e a de publicações.

Com o objetivo de divulgar o acervo técnico e científico sobre a arquitetura e construção com terra, formou-se, em 10 de março de 2021, a Comissão Editorial para Publicação no Site RTB (CEPS) para divulgar as publicações produzidas no âmbito da RTB e de PROTERRA, além de identificar e divulgar outras publicações, organizadas por temas. Em outubro de 2023, a seção de publicações da página web da RTB contava com 54 publicações em formato PDF, 40 indicações por link e 12 recomendações para leitura disponíveis em bibliotecas ou livrarias. Em fevereiro de 2023, iniciou a contagem de acesso às publicações em formato PDF indicadas no site.

Em maio de 2022, com apoio da RTB, foi lançado o e-book Arquitetura e Construção com Terra no Brasil, resultado do trabalho de quatro editores e 37 renomados autores, acadêmicos e profissionais liberais que atuam com a ACT em seu cotidiano. Esta obra inicia a prática de produção coletiva, exemplo para próximas atividades da RTB, além da parceria com o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design da UNESP (PPGARQ/FAAC/UNESP), que viabilizou a publicação pela Editora ANAP.

Também com a colaboração facultativa de associados, em 15 de dezembro de 2022, a coordenação contratou os serviços de plataforma específica para as reuniões virtuais entre os associados, o que permitiu realizar assembleias e discussões online de assuntos importantes e para elaboração de textos de normas e outros documentos.

A necessidade de isolamento social no ano de 2020 exigiu criatividade e inovações em todos os setores de atividades. Para a RTB, foi o momento de reestruturar o site e mídias sociais (Facebook e Instagram), além de criar o canal Youtube. Além destes canais contínuos de comunicação, aproveitando o avanço da tecnologia de informação (TI), a RTB realizou webconferências, denominadas Terra em Debate, com participação de seus membros sobre temas relacionados com a arquitetura e construção com terra. Estes eventos foram gravados e posteriormente disponibilizados no canal Youtube.

Foi firmado o acordo de parceria entre a RTB e o mapadaterra.org em maio de 2021 com o objetivo de estimular a divulgação da produção de edificações com terra por meio do registro sistemático e organizado na plataforma online desenvolvida e gerenciada por mapadaterra.org.

Caracterizando a prática de publicação colaborativa, em 2 de agosto de 2023, divulgou-se o documento Sistemas construtivos com terra, correspondente à contribuição da RTB na parceria com mapadaterra.org. Os textos sobre 13 sistemas construtivos com terra encontrados em edificações brasileiras foram elaborados por um especialista com revisão específica de cada sistema por construtores experientes, revisão geral de um especialista e mais dois colaboradores.