ARTIGO

SUBMISSÃO

Atualização feita em 02.05.2025

O Artigo corresponde ao texto de 6 a 12 páginas (formato A4) em que se descrevem atividades de pesquisa, experimentos, capacitações e transferência de conhecimento em todas as áreas da arquitetura e construção com terra.

Os artigos aprovados são classificados pelo Comitê Científico como artigo científico ou informe técnico, de acordo com seu conteúdo:

  • O artigo científico é produto de algum tipo de investigação e contribui com os conhecimentos originais, aplicáveis tanto a caso de estudo, como a problemas similares. Deve incluir: introdução, marco teórico, estratégia metodológica, resultados, meios de verificação, discussão dos resultados, conclusões e referências bibliográficas;
  • O informe técnico sustenta-se na recopilação e descrição das características do objeto de estudo: detalha uma obra realizada, um projeto em desenvolvimento ou um conjunto de casos. Deve incluir: antecedentes, localização, memória descritiva, análise crítica, considerações finais e referências bibliográficas.

Inicialmente, os autores apresentam o Resumo e, em seguida, apresentam o Artigo. Tanto o Resumo como o Artigo são avaliados e aprovados pelo Comitê Científico.

Obs.: Clique na palavra em vermelho para BAIXAR O ARQUIVO antes do preenchimento.

  1. Escolher o tema e escrever o Resumo no modelo (português ou espanhol) do evento
  2. Enviar o Resumo, até o dia 27 de junho de 2025
  3. O comitê envia a notificação de aprovação do Resumo para o autor até 27 de julho de 2025
  4. Depois de aceito o resumo, escrever o Artigo no modelo (português ou espanhol) de acordo com as instruções incluídas no próprio template, e enviar para o e-mail terrabrasil.art@gmail.com até 27 de outubro de 2025 (não se aceita Artigo com características diferentes)
  5. O comitê pode retornar o Artigo para revisão do autor, com observações e sugestões até 27 de dezembro de 2025
  6. O autor envia sua revisão para o comitê até 27 de janeiro de 2026
  7. O comitê envia a notificação de aprovação do Artigo para o autor até 27 de fevereiro de 2026
 
Para elaboração do artigo, consultar a relação “Termos apropriados para artigos técnicos e científicos”.
 
Todos os artigos aprovados são publicados nos Anais e estão aptos para ser apresentados oralmente durante o evento em sessões técnicas, desde que pelo menos um dos autores participe e faça sua inscrição no evento.
 
O autor deve preparar seu artigo, preferencialmente com slides, para apresentação oral
durante as sessões técnicas. A apresentação do Artigo por outra pessoa, não autora, é
sujeito à aprovação da Comissão Organizadora do evento.