Em 05 de agosto de 2023, após indicação de Jaqueline Vale e a ratificação de 28 membros a arquiteta Sumara Lisbôa assume o cargo de coordenadora da Rede para exercer sua gestão até 2025.
Na ocasião Jaque diz: “… considerando a importância da continuidade dos trabalhos, venho… indicar a Sumara como minha sucessora para o cargo de coordenadora… acredito firmemente que ela possui todas as habilidades e competências necessárias para liderar a rede de forma exemplar, coisa que já tem feito como Conselheira Consultiva… ela possui um vasto conhecimento sobre ACT, além de uma notável capacidade de liderança e visão estratégica. Tenho plena confiança de que, sob a sua coordenação, a RTB continuará crescendo”.
Sumara é nascida e moradora em Florianópolis – SC e arquiteta desde 2003 atuando no escritório Bio Arquitetura e Construção Sustentável. Desde sua formação tem envolvimento com a Arquitetura e Construção com Terra, principalmente, durante 10 anos, com vivências de bioconstrução dentro de cursos de Permacultura realizados no Instituto ÇaraKura, instituição a qual foi membro fundadora.
Em 2005, também participou da fundação da ONG Associação Catarinense do Bambu, auxiliando na cadeia produtiva pelo Estado. Seu envolvimento com o bambu nasce pela paixão com o sistema construtivo pau a pique.
A partir de seu envolvimento científico com a elaboração da dissertação sobre pau a pique no Pós-ARQ, cuja orientadora foi prof. Lisiane Ilha Librelotto, no ano de 2018 se tornou membro da Rede. Neste mesmo ano assumiu a coordenação do Congresso TerraBrasil 2020/2022 junto das arquitetas Cecília Prompt e Vika Martins pessoas que sempre a inspiram.
Em julho de 2020 assume o conselho consultivo da Rede, cargo que esteve até os dias atuais. Foi um período de intensa atividades com a criação do novo site e perfil no Instagram, ativação do perfil social Facebook, desenvolvimento das web conferências Terra em Debate, entre outros importantes acontecimentos os quais trouxeram mais organização e alcance da Rede.
Sumara irá promover, além das funções comuns de coordenadora, ações as quais se compromete a realizar nestes próximos anos, como:
- Coordenação da elaboração da Norma de Pau a Pique junto a ABNT;
- Coordenação do Congresso TerraBrasil 2024;
- Participação ativa juntos das comissões Editorial de Publicações e Comunicação;
- Fomento da parceria da RTB com Mapadaterra.org e Rede PROTERRA.