por Célia Neves
Em 31 de maio de 2022, foi lançado o ebook, Arquitetura e Construção com Terra no Brasil, editado por Célia Neves, Obede Borges Faria, Milena Fernandes Maranho e Natália Lelis. Estes procuraram apresentar um panorama, o mais amplo possível, do ponto de vista de 37 renomados autores, acadêmicos e profissionais liberais que atuam com a ACT em seu cotidiano.
Esta aparente dicotomia representa um importante e valioso diálogo entre a academia e a comunidade. O trabalho destes autores resultou em 24 capítulos, agrupados em três grandes temas: 1) Arquitetura e Patrimônio; 2) Arquitetura na Contemporaneidade; e, 3) Ensino, Pesquisa, Inovação e Transferência Tecnológica.
Em função da experiência e atuação pessoal dos autores, alguns capítulos resultam de pesquisas científicas, enquanto outros se baseiam nas percepções de vivências da prática profissional relativa à arquitetura e construção com terra.
Assim, alguns capítulos tratam o país como um todo, de forma ampla e genérica, outros referem a determinada região (dentre as cinco grandes regiões brasileiras) e outros tratam de diferentes Estados (independentes de regiões).
Os pequenos mapas do Brasil inseridos junto aos títulos dos capítulos proporcionam a identificação das eventuais lacunas na abordagem dos assuntos. Para viabilização do livro, contou-se com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGARQ), da FAAC/UNESP, cujo Conselho aprovou sua publicação como um Volume Especial Temático, da Série PPGARQ, pela Editora ANAP.
Optou-se pela divulgação gratuita com disponibilização na seção publicações deste site além de ouros sites dedicados à arquitetura e construção com terra e na página da Editora. Seguramente, este livro não responde a todos os questionamentos sobre o conhecimento da tecnologia da arquitetura e construção terra, mas representa um significativo avanço nesta área, especialmente no âmbito brasileiro, ousadamente juntando aspectos acadêmicos e técnicos que contribuem para quebrar barreiras e unificar esta tecnologia, iniciada tecnicamente com a prática dos ancestrais, pelo saber-fazer da população, porém considerada, investigada e desenvolvida no ambiente científico.