congresso

Terra
Brasil
2010

O III TerraBrasil aconteceu em Campo Grande – MS, entre os dias 31 de agosto a 3 de setembro, organizado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, com o apoio da Rede TerraBrasil e de uma comissão professores, técnicos administrativos e monitores discentes do curso de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil.

Foi realizado um ciclo de oficinas ministradas por membros das Redes TerraBrasil e PROTERRA, com os temas seleção e caracterização de solos, adobe, técnica mista, taipa de pilão, BTC, abóbodas mexicanas e tintas.

A abertura do evento foi marcada por três palestras: “Sustentabilidad ecológica y social de las bóvedas de cuña en la edificación con tierra”, proferida pelo arquiteto Ramón Aguirre Morales – México; “Transferencia tecnológica en una comunidad popular de João Pessoa”, proferida pela arquiteta Lucía Garzón – Colômbia; e “Fundações de solo-cimento” ministrada pelo professor Antônio Anderson da Silva Segantini.

Destaca-se, também, a mesa redonda sobre o tema central do congresso “A inclusão da terra no ensino superior: educação, capacitação e transferência de tecnologia”, sendo debatido entre os professores Obede Borges Faria – UNESP/Brasil, Akemi Ino – USP/Brasil e a engenheira Célia Neves.

Foram apresentados 49 artigos, procedentes de Argentina, Brasil, Colômbia, Itália, México, Portugal e Peru, assistidos por 283 participantes.

O evento encerrou-se com visitas técnicas ao Museu José Antônio Pereira, patrimônio histórico da cidade de Campo Grande a qual preserva sua construção em terra; e à fábrica de blocos de terra comprimida TECPAN, a qual produz tijolos de solo-cimento em escala industrial.

Fonte: Boletim PROTERRA nº25, jul/set de 2010.