Artigo
SUBMISSÃO
Última atualização em 16.10.2023
O Artigo corresponde ao texto de 6 a 12 páginas (formato A4) em que se descrevem atividades de pesquisa, experimentos, capacitações e transferência de conhecimento em todas as áreas da arquitetura e construção com terra.
Os artigos aprovados são classificados pelo Comitê Científico como artigo científico ou informe técnico, de acordo com seu conteúdo:
- O artigo científico é produto de algum tipo de investigação e contribui com os conhecimentos originais, aplicáveis tanto a caso de estudo, como a problemas similares. Deve incluir: introdução, marco teórico, metodologia, resultados, meios de verificação, discussão dos resultados, conclusões e referências bibliográficas;
- O informe técnico sustenta-se na recopilação e descrição das características do objeto de estudo: detalha uma obra realizada, um projeto em desenvolvimento ou um conjunto de casos. Deve incluir: antecedentes, localização, memória descritiva, análise crítica, considerações finais e referências bibliográficas.
Inicialmente, os autores apresentam o Resumo e, em seguida, apresentam o Artigo. Tanto o Resumo como o Artigo são avaliados e aprovados pelo Comitê Científico.
Obs.: Clique na palavra em vermelho para BAIXAR O ARQUIVO antes do preenchimento.
- Escolher o tema* e escrever o Resumo no modelo (português ou espanhol) do evento;
- Se tiver alguma dúvida, consulte o exemplo de Resumo (português ou espanhol);
- Enviar o Resumo, até o dia 17 de julho de 2023;
- O comitê envia a notificação de aprovação do Resumo para o autor até 17 de agosto de 2023;
- Após aceito o resumo, escrever o Artigo no modelo (português ou espanhol) de acordo com as instruções incluídas no próprio template, e enviar para o e-mail terrabrasil.art@gmail.com até 23 de outubro de 2023 (não se aceita Artigo com características diferentes);
- Se tiver alguma dúvida, consulte o exemplo de Artigo (português ou espanhol);
- O comitê pode retornar o Artigo para revisão do autor, com observações e sugestões;
- O comitê envia a notificação de aprovação do Artigo para o autor até 23 de dezembro de 2023.
* escolher o tema na página inicial do evento em TEMAS.
Todos os artigos aprovados estão aptos para ser apresentados oralmente durante o evento em sessões técnicas, desde que pelo menos um dos autores faça sua inscrição no evento.
O autor deve trazer seu artigo em apresentação de slides, ou outro formato, e estar preparado para fazer a apresentação oral durante as sessões técnicas. A apresentação do Artigo por outra pessoa, não autora, é sujeito a aprovação da Comissão Organizadora do evento.