(versão redigida por Obede B. Faria, de artigo publicado pela Associação de Construções com Terra da Nova Zelândia – EBANZ, disponível neste link.
As normas NZ Earth Building 2024 estão completas e atualizadas e foram totalmente
patrocinadas, então você pode baixar as três normas gratuitamente! Agradecimentos ao comitê de normas (P4297-99 Earth Buildings Committee) de Standards New Zealand e ao MBIE (Ministério de Negócios, Inovação e Emprego) que tornaram isso possível. As normas podem ser baixadas livremente nos seguintes endereços:
NZS-4297 2024
NZS-4298 2024
NZS-4299 2024
HISTÓRIA
No final de 1998, a Nova Zelândia tinha um conjunto de três normas para construções com terra. Estas foram as primeiras e mais abrangentes normas desse tipo no mundo.
O projeto de desenvolvimento das normas foi gerenciado pela Standards New Zealand (SNZ), apoiado pelos membros de um Comitê Técnico voluntário, cada um dos quais com conhecimento especializado em uma área relevante. A Earth Building Association of New Zealand (EBANZ) forneceu aos membros do comitê experiência tanto no projeto quanto na construção de edifícios com terra.
Além de muitas disposições obrigatórias, as normas têm extensas seções de comentários que contêm muitos conselhos e explicações que ajudam no projeto e na construção de edifícios de terra bem-sucedidos.
A equipe do EBANZ revisou essas normas após os aprendizados obtidos com o desempenho das construções com terra durante os terremotos de Christchurch, que foram publicadas no início de 2020. Uma nova atualização aconteceu no final de 2024 e agora foram disponibilizadas gratuitamente no site de normas da NZ.
As referidas normas para construções com terra são descritas brevemente a seguir.
NZS 4297:2024 Engineering Design of Earth Buildings (Specific Design)
NZS 4297:2024 Projeto de engenharia de edifícios de terra (projeto específico)
Prevê o projeto estrutural e de durabilidade de edifícios com paredes de terra. O âmbito de aplicação limita-se ao adobe, BTC, terra vertida e taipa de pilão e que contenham argila e outros agregados, e que dependam das partículas de argila presentes para atingir um desempenho satisfatório com ou sem estabilização química. Esses materiais devem estar em conformidade com a norma NZS 4298 “Materiais e mão de obra para edifícios de terra”.
NZS 4298:2024 Materials and Construction for Earth Buildings
(NZS 4298:2024 Materiais e construção para edifícios de terra)
Estabelece requisitos para os materiais e mão-de-obra para a utilização de terra na forma de adobe, BTC, taipa de pilão ou terra vertida. Aplica-se a edifícios projetados de acordo com as normas NZS 4297 “Projeto de engenharia de edifícios de terra” e NZS 4299 “Edifícios de terra que não exigem projeto específico”. Esta Norma fornece um meio de conformidade com os requisitos de materiais e mão de obra de estruturas com paredes de terra. Estão incluídos métodos de ensaios para materiais de construção com terra e critérios para resultados aceitáveis.
NZS 4299:2024 Earth Buildings Not Requiring Specific Engineering Design
(NZS 4299:2024 Edifícios de terra que não requerem projeto de engenharia específico)
Estabelece requisitos de construção para edifícios com paredes de terra que não requerem projeto de engenharia específico. Muitos desenhos de detalhes de construção que foram comprovados na Nova Zelândia estão incluídos para ajudar os construtores com terra a conseguir edifícios duráveis e resistentes às intempéries. Deve ser usada em conjunto com a norma NZS 4298 “Materiais e mão de obra para edifícios de terra”.
As normas estão disponíveis na página de SNZ.
Estas normas foram adotadas como soluções aceitáveis para algumas cláusulas do Código de Construção da Nova Zelândia (NZBC). Isto significa que qualquer edifício projetado e construído de acordo com elas atende automaticamente às disposições do Código de Construção da Nova Zelândia e receberá Consentimento de Construção.
Os edifícios de terra também devem atender a outros requisitos do código de construção. A Solução Aceitável E2/AS2 fornece um meio de conformidade com a Cláusula E2 do Código de Construção da Nova Zelândia, Umidade Externa para Edifícios de Terra (versão recente).
Este documento foi escrito especificamente para edifícios de terra, que agora altera partes relevantes da norma NZS 4299. Algumas outras partes do NZBC, como H1 (Eficiência Energética) e outras normas NZ referenciadas, por exemplo. A norma NZS 3604 para construção de estruturas de madeira leve também foi alterada desde que normas de construção com terra foram escritas.
É possível construir sua casa de terra sem a necessidade de projeto estrutural por um
engenheiro usando a norma NZS 4299 Edifícios de terra que não exigem projeto específico, ou qualquer uma das normas, mas você deve provar que seu edifício atende a uma determinada norma.